sábado, 29 de setembro de 2007

Uma noite agradável

Ontem fui assistir ao lançamento de um livro da autoria de um amigo meu, o Emanuel Vitorino. Não só pude presenciar um bonito momento de cultura, como pude reencontrar pessoas que já não via há muito tempo e ficar a conhecer um espaço muito interessante, a Fábrica Braço de Prata. Vim de lá muito bem disposto e cheio de energia. Realmente, conviver mais com os outros só me faz é bem... Mas, saindo do registo egocêntrico, é preciso admitir que, ao contrário do que dizem muitos Velhos do Restelo, os jovens continuam a ser criativos e empreendedores, e disso são testemunho o Emanuel e a sua Magna Editora.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Melhor do que o Scolari


I, Claudius - discurso de Lívia, a mulher do Imperador, aos gladiadores.

Sobre a (i/a)moralidade na Arte

"But that's the beauty of grand opera: you can do anything so long as you sing it."

(Anna Russell, sobre a relação adúltera e incestuosa entre Sieglinde e Siegmund, personagens da ópera Die Walküre de Richard Wagner)

sábado, 22 de setembro de 2007

Juízo final

Finalmente aparece alguém que O quer fazer responder pelos seus actos!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

La Divina III

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

La Divina II

La Divina

Ontem foi o trigésimo aniversário da morte de Maria Callas. Relembramos e homenageamos aqui aquela que é a soprano que mais me encanta e assombra.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Pensamento irrelevante da semana



"A leader can't lead till he knows where he's going."

Grandes músicas Portuguesas II

Assim mesmo é que é... seja casal garcia ou qualquer outra coisa :)

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Grandes músicas não portuguesas I

Grandes músicas portuguesas I

Porque ele é realmente muito à frente...

Ena Pá 2000 - És Cruel

Depois de ter podido votar no Mário Soares nas últimas presidenciais, só me falta mesmo votar no Manuel João Vieira para cumprir os meus requisitos democráticos.

A pedido do F, e tendo em conta a igualdade de género e orientação sexual...


Essas coisas das quais o F fala são muito importantes, mas...


Cada um que preencha consoante a sua preferência :)

Aos meninos que fazem anos hoje

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Falando de assassinos...

Não, não é um modelo da Ray-Ban

Faz hoje anos que este senhor se revelou como um dos maiores traidores da História e iniciou a sua longa carreira como assassino. Definitivamente, Setembro é um mês cheio de aniversários...

domingo, 9 de setembro de 2007

Momento Musical V


Bernstein, Candide, "I am Easily Assimilated"

I was not born in sunny Hispania,
My father came from Rovno Gubernya.
But now I'm here, I'm dancing a tango;
Di dee di! Dee di dee di!
I am easily assimilated.
I am so easily assimilated.

I never learned a human language.
My father spoke a High Middle Polish.
In one half-hour I'm talking in Spanish:
Por favor! Toreador!
I am easily assimilated.
I am so easily assimilated.

It's easy, it's ever so easy!
I'm Spanish, I'm suddenly Spanish!
And you must be Spanish, too.
Do like the natives do.
These days you have to be
In the majority

Tus labios rubi
Dos rosas que se abren a mi,
Conquistan mi corazon,
Y solo con
Una cancion.

Mis labios rubi
Dreiviertel Takt, mon tres cher ami,
Oui ou, si si ja ja ja, yes yes, da da.
Je ne sais quoi!

Me muero, me sale una hernia!

A long way from Rovno Gubernya!

Mis/Tus labios rubi
Dos rosas que se abren a mi,
Conquistan mi corazon,
Y solo con
Una divina cancion.
De tus labios rubi!
Rubi! Rubi!
Hey!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Independência ou Morte


Parabéns ao Brasil pelos seus 185 anos!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

In memoriam

Confesso que nunca fui fã de Pavarotti, nem considero que ele tenha sido, como muitos afirmam, "o melhor tenor do século XX". Continuo a preferir o Bergonzi, o di Stefano, e o sublime Placido Domingo (e quem o tiver visto e ouvido a cantar o Otello de Verdi compreenderá logo de que estou a falar). No entanto, ninguém fez mais do que Pavarotti para popularizar a ópera e provavelmente nenhum outro tenor foi capaz de dar mais momentos de alegria e de encanto aos seus fãs. E por isso merece a nossa homenagem. Para um cheirinho do que ele era capaz de fazer: http://www.youtube.com/watch?v=8A3zetSuYRg

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Terror

No dia 5 de Setembro de 1793 começou o período do Terror, o apogeu dos crimes que a Revolução Francesa cometeu, em nome da Liberdade, da Igualdade, da Fraternidade. Por vezes são os mais belos ideais que fazem correr mais sangue...

Parabéns :)

Grandes Aniversariantes da História: Luís XIV, o Rei-Sol


Hoje faz anos o Rei-Sol e "O Irrelevante" junta-se às multidões incontáveis de humildes vassalos e de fiéis admiradores que festejam este tão faustoso dia. Sursum corda! Foi neste mesmo dia, em 1638, que Sol, finalmente, encontrou o seu rival. E, desde então, vive invejoso deste grande homem que, com os seus feitos magníficos e com a grandiosidade da sua forma de viver, conseguiu iluminar a Terra com tanto ou mais fulgor.

Nascido ao fim de 23 anos de casamento estéril, o seu simples aparecimento foi considerado um milagre! E tanto mais milagroso tendo em conta que o seu paizinho, o grande Luís XIII, de saudosíssima memória, preferia o viril convívio com jovens másculos e gentis à delicada companhia da sua augusta esposa.

Cedo subiu ao trono e tão cedo começou a espantar o mundo com indícios do alto afecto que a Fortuna, essa deusa de imprevisíveis caprichos, havia sempre de lhe nutrir. Luís não foi poderoso, foi poderosíssimo; Luís não foi rico, foi riquíssimo; Luís não foi vitorioso, foi vitoriosíssimo; Luís não foi feliz, foi felícissimo! Sucediam-se as amantes belíssimas, sucediam-se as construções esplendorosíssimas, sucediam-se as guerras gloriosíssmas. Ele venceu os Holandeses, os Ingleses, os próprios Franceses, os Alemães, os Austríacos e (por duas vezes) os Espanhóis! Das 6 guerras em que entrou, venceu 5 e empatou 1 - o que não deixa de ser, apesar de tudo, uma taxa de sucesso bastante apresentável... E até mesmo no empate foi magnífico! Toda a sua vida não foi senão uma longa sucessão de superlativos.

Claro que tudo isto, no fim, de nada lhe serviu. E 77 anos depois, o Rei-Sol conheceu o seu monárquico ocaso - do mesmo modo que o mais humilde dos mendigos. Sic transit gloria mundi. Mas morreu convicto de que a sua vida teve um sentido: "Je m'en vais", disse ao morrer, "mais l'État demeurera toujours".

Por nos ter ensinado o que é viver à grande e à francesa, por ter deixado uma obra imperecível e por fazer anos no mesmo dia que eu, Luís XIV, rei de França e de Navarra, merece figurar no panteão dos grandes aniversariantes da História.

domingo, 2 de setembro de 2007

Humor Vermelho



Uma delegação georgiana foi visitar Estaline ao Kremlin. Depois de a delegação ter saído, Estaline não consegue encontrar o cachimbo. Chama então o chefe da polícia secreta e diz-lhe para ir atrás dos georgianos e descobrir qual deles lhe roubou o cachimbo. Passado uns minutos, Estaline encontra o cachimbo e chama de novo o chefe da polícia. "Olha", diz ele, "já encontrei o cachimbo. Podes deixá-los ir." E responde o chefe da polícia: "Agora já é tarde: metade da delegação já confessou e a outra metade morreu durante o interrogatório."

sábado, 1 de setembro de 2007